quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

EM BUSCA DE UMA CURA TOTAL...

DEPOIS DISTO HAVIA UMA FESTA ENTRE OS JUDEUS, E JESUS SUBIU A JERUSALÉM .
ORA, EM JERUSALÉM HÁ, PRÓXIMO A PORTA DAS OVELHAS , UM TANQUE CHAMADO EM HEBREUS, BETESDA. O QUAL TEM CINCO ALPENDRES.
NESTES JAZIA GRANDE MULTIDÃO DE ENFERMOS, CEGOS MANCOS E RESSICADOS, ESPERANDO O MOVIMENTO DA ÁGUA.
PORQUANTO UM ANJO DESCIA EM CERTO TEMPO AO TANQUE E AGITAVA A ÁGUA; E O PRIMEIRO QUE ALI DESCIA, DEPOIS DO MOVIMENTO DA ÁGUA, SARAVA DE QUALQUER ENFERMIDADE QUE TIVESSE.
E ESTAVA ALI UM HOMEM , QUE HAVIA TRINTA E OITO ANOS, SE ACHAVA ENFERMO
E JESUS VENDO ESTE DEITADO, E SABENDO QUE ESTAVA NESSE ESTADO, HAVIA MUITO TEMPO, DISSE-LHE: QUERES FICAR SÃO?
O ENFERMO RESPONDEU-LHE:  SENHOR NÃO TENHO HOMEM ALGUM  QUE,QUANDO A ÁGUA É AGITADA, ME PONHA NO TANQUE; MAS, ENQUANTO VOU, DESCE OUTRO ANTES DE MIM.
JESUS DISSE : LEVANTA-TE, TOMA O TEU LEITO E ANDA.
LOGO AQUELE HOMEM FICOU SÃO; E TOMOU O SEU LEITO,E ANDAVA. E AQUELE DIA ERA SÁBADO .(JOÃO 5:1-9 )

Nessa narrativa de João temos a história de um homem doente a procura de cura há trinta e oito anos, que  sempre ficava com outros igualmente doentes todos no tanque de Betesda na cidade de Jerusalém , acreditando que um anjo vinha do céu e movimentava as aguas desse tanque, e os que conseguiam se banhar com essas aguas em movimento conseguiam sua cura.

Não sei se realmente descia alguma anjo naquele tanque , ou se isso era apenas crendice popular, o que sei é que se dependesse apenas daquele homem  PARA essa ação, ele morreria, e nunca conseguiria ser curado na agitação daquelas aguas, porque ele estava dependendo de suas forças debilitadas ou da ajuda de homens.

Depender de homens para resolver nossos problemas , é o pior caminho a seguirmos, e era dessa forma que aquele homem estava conduzindo a sua vida, por isso mesmo estava enfermo já a trinta e oito anos e não encontrava  sua cura.

Procurar cura apenas em homens,  superstições e crendices é muito comum entre nós, e não nos leva a lugar nenhum, e esse texto nos mostra isso de uma forma bem clara, para abrirmos nossos olhos enquanto ainda há tempo em nossas vidas.
Quando porém entra em cena nosso amigo e Senhor Jesus, a coisa muda de figura e a solução real para os nossos problemas aparece, o que ele apenas exige de nós é que tenhamos muita fé, para que ele possa operar seu poder.

Esse anjo que dizem descia no tanque e agitava a água para assim acontecer a cura, era limitado, tanto era assim que o homem, estava ali já há muitos anos, e não conseguia a sua cura, precisou que Jesus fosse ao seu encontro e com sua palavra poderosa o curasse. Isso é para sabermos que enquanto não buscarmos ao Senhor Jesus de todo nosso coração e de toda a nossa alma, estaremos sempre doentes e sem cura.

Jesus perguntou ao doente queres ficar curado? Ele assim agiu, pois respeita e muito a nossa vontade até para nos curar, e aproveita também para testar a nossa fé. O doente falou da sua impossibilidade de descer as aguas, e Jesus disse que ele era maior que as aguas e maior do que qualquer anjo, e lhe daria a sua cura necessária imediatamente e assim o fez, e grande foi a alegria do curado.

Esse fato aconteceu em um sábado,e Jesus usava sempre esse dia, para mostrar aos Judeus, que o Deus que ele servia. seu Pai amado, era maior do que toda religiosidade ou sacrifício, maior do que toda lei, era um Deus de misericórdia quero e não holocausto. Ensinava que quando se tem que praticar o amor, dias , meses e anos não tem valor nenhum, pois o amor ao próximo, é que é o maior e verdadeiro cumprimento da lei.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário