quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

O ORGULHO DO SABER HUMANO O LEVARÁ PARA A SUA RUINA E DECADÊNCIA...

SENHOR O MEU CORAÇÃO NÃO SE ELEVOU, NEM OS MEUS OLHOS SE LEVANTARAM: NÃO ME EXERCITO EM GRANDES MATÉRIAS, NEM EM COISAS MUITO ELEVADAS PARA MIM. (SALMO 131:1 )

Esse é o Salmo 131 , Salmo atribuído a Davi, rei de Israel. Salmo de poucas linhas, porém muito importante para a nossa meditação diária.

Muitas lições podemos tirar para a nossa vida, dessa oração a Deus feita por Davi.

A primeira lição é a humildade do Salmista  se colocando como criança, diante de Deus, e confessando sua limitação em entender grandes matérias. quando a gente se coloca no nosso devido lugar, não só agradamos a Deus com nossa humildade e dependência de Deus, como é lógico , evitamos muitos constrangimentos e vergonha, especialmente em público.

Davi, não era um intelectual, ele era um guerreiro, e podemos dizer que ele era um guerreiro de Deus, pois logo adolescente, como sabemos se ofereceu para lutar contra o gigante dos Filisteus, que humilhava o seu povo, e o enfrentou apenas com uma funda e uma pedra, e após derruba-lo, se apossou de sua espada e o degolou, e grande foi o temor para todos os Filisteus.

A segunda lição que tiramos desse salmo , dessa oração de Davi, é que para sermos produtivos, Deus nos usa para crescermos com o que temos. Davi não entendia de grandes assuntos intelectuais, mas era um excelente guerreiro, corajoso, e cheio de fé em Deus. E ASSIM FOI USADO POR DEUS...

Se você for um intelectual, parabéns , mas o que lhe fará produtivo e vencedor, será a antes de tudo sua fé em um Deus vivo, e sua humildade, pois ninguém vai muito longe, com pose bossalidade, e muito orgulho. A Bíblia mesmo nos diz , falando da fragilidade humana, que olhe aquele que esta em pé cuidado para não cair, pois o primeiro passo para queda de um homem é  justamente o seu orgulho, e isso Davi não tinha, era um homem simples, humilde  e temente a Deus, mesmo sendo rei de um dos maiores povos da sua época.

A terceira lição que podemos tirar desse salmo, é que quando nos colocamos como criança nas mãos de Deus, ele opera com mais poder na nossa vida, pois nos esvaziamos e deixamos ele agir a seu bel prazer, e sua ação divina em nosso favor é maior, do que quando nos achamos auto suficientes.

Essa nossa postura não nos faz incompetentes por isso, todo nosso potencial aumenta quando atribuímos a Deus, nosso saber pois ele é realmente toda a fonte de nossa sabedoria, e o mundo não esta melhor, porque cada vez que ganha um novo conhecimento científico, em vez de agradecer e atribuir a Deus esse avanço, eles transferem  toda essa gloria para a intelingência cartesiana humana. Quanto mais eles criam universidades e crescem no saber científico, a raça humana cheia da sua ciência atéia,( não que o conhecimento científico seja ruim)  , deixa a sua sensibilidade humana e passa a se comportar como verdadeiros monstros, sem amor ao próximo e com um sentimento altamente materialista, o que gera toda sorte de violência e ganancia .

Que o saber dos homens aumentem, mas que tudo seja para a gloria de Deus, pois enquanto não entendermos que não somos nada, toda essa vaidade humana, conduzira o homem apenas para a sua ruina e decadência, que viver verá...





ENHOR, o meu coração não se elevou nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes matérias, nem em coisas muito elevadas para mim.
Salmos 131:1

Nenhum comentário:

Postar um comentário