quarta-feira, 27 de novembro de 2013

FOI ASSIM QUE ISRAEL CHEGOU NA PALESTINA (TERRA PROMETIDA )

Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
Josué 6:17


Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.
Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

Josué 1:2-6

Após a morte de Moisés o líder do povo Hebreu agora era Josué , e ele tinha a  responsabilidade e a missão difícil  de levar o povo a nova terra, que por causa dos seus erros quando saiu do Egito, teve que ficar  quarenta anos no deserto. Enquanto não morreu toda aquela geração que saíra do Egito e que desobedeceram a Deus, ele não possibilitou que o povo entrasse na Terra Prometida. Deus detesta desobediência, e falta de fé.

Agora era a hora de iniciar-se a cumprir a sua profecia, ou seja doar a Terra Prometida ao seu povo que com mão forte tirara das mãos de Faraó. E a primeira cidade escolhida para ser conquistada foi a cidade de Jericó, cidade fortificada , e bem aparelhada para a guerra tanto é assim que dos espias que foram enviados a ela para sonda-la somente dois deram boas noticias na volta ,os outros temeram os gigantes que viram por lá, um desses espias que não temeram nada .era agora o líder da invasão a cidade. Josué. e o outro.  foi Calebe filho de Jefoné .

Josué como lider do povo deu o aviso, toda cidade será anátema, somente a prostituta Raabe viverá, ela e todos os que estiverem em sua casa pois escondeu os espias, que enviamos.

Foi assim que o povo Judeu, começou a entrar e dominar toda a Terra Prometida, que hoje a sua maior extensão é a Palestina.

Podemos tirar como lição para a nossa vida que Deus não faz acepção de pessoas. Nessa conquista uma prostituta foi utilizada para ajudar o povo de Deus, que precisava  conquistar aquela cidade  tão corrupta, que Josué a chama de anátema. Isso quer nos dizer, que qualquer pessoa, que tenha o temor de Deus pode deixar o seu modus vivendi , sua maneira de ser e passar a  agrada-lo e ser usada por ele, e também ser abençoada por ele. Se você tem uma vida que não agrada a Deus e talvez a você mesmo mude enquanto é tempo e Deus lhe perdoará e mudará sua vida por completo, como fez com aquela prostituta.

Uma outra lição importante, é sabermos que quando Deus nos promete alguma benção, como prometeu ao seu povo, demorou longos quarenta anos de deserto, mais chegou o dia que ele resolveu cumprir sua promessa e cumpriu. Deus é fiel, se ele nos promete algo ele vai cumprir mesmo que com a nossa pressa achemos, que ele já se esqueceu de nós.

Jericó foi a primeira, depois vieram outras, e Deus fez maravilhas no meio do seu povo ISRAEL, lhe concedendo a Terra das promessas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário