terça-feira, 26 de novembro de 2013

SALVADOR E AS CIDADES ANTIGAS DE REFÚGIO...

6 "Seis das cidades que vocês derem aos levitas serão cidades de refúgio, para onde poderá fugir quem tiver matado alguém. Além disso, deem a eles outras quarenta e duas cidades.


1 Disse o Senhor a Josué:
2 "Diga aos israelitas que designem as cidades de refúgio, como lhes ordenei por meio de Moisés,
3 para que todo aquele que matar alguém sem intenção e acidentalmente possa fugir para lá e proteger-se do vingador da vítima.
4 "Quando o homicida involuntário fugir para uma dessas cidades, terá que colocar-se junto à porta da cidade e expor o caso às autoridades daquela cidade. Eles o receberão e lhe darão um local para morar entre eles.

Olhando o código Mosaico, observamos que a violência é coisa bem antiga, que não começou agora. Havia essa possibilidade legal, de alguém que sem querer ou acidentalmente matasse alguém fugisse para as chamadas cidades de refúgio.

Nos dez mandamentos da lei de Deus, está bem claro que Deus condena o crime, tanto é assim que ele diz : Não matarás. e Jesus no Novo Testamento diz que aquele que assassinar seu irmão será réu do fogo do inferno.

As cidades de refúgio, eram cidades administradas por sacerdotes levitas e suas famílias, que tinham a obrigação de recepcionar qualquer pessoa que em fuga, os procurasse, com medo do vingador, que aqui bem poderia ser um parente da pessoa que foi morta acidentalmente.

Esse recurso da lei mosaica nos lembra, hoje as leis de proteção a vitimas de perseguição por policiais corruptos e traficantes, que as vezes tomam até residencias de pessoas humildes, para estabelecerem seus QGs, sem dó nem piedade.

Salvador, como todo o Brasil , quem reina é a violência, e isso tudo é fruto do afastamento de Deus pelos homens. Hoje se você, prega a moral e a decência, você é visto como atrasado intelectualmente, ou moralista, porque os valores morais já foram invertidos pela maioria.

Só nos resta transformamos nossos lares com câmeras , grades de ferro, etc, em verdadeiras cidades de refúgio, a não ser que quando o germe da violência , com todos os seus condicionamentos forem dirigidos a nós, saibamos expulsa-lo com mais amor no trato social, com mais atitudes de humanidade e acima de tudo, aprendendo aquilo que desde o principio Deus nos ensinou, que é o respeito pela pessoa humana.






Nenhum comentário:

Postar um comentário